quinta-feira, 10 de março de 2011

Titanic 2



No 100º aniversário da viagem original, um moderno cruzeiro de luxo, baptizado Titanic 2, segue o caminho de seu predecessor. O problema surge quando um tsunami lança um iceberg no caminho do novo navio...

Write: Shane Van Dyke.
Classificação IMDB: 1.9/10


Titanic 2 é um filme americano, de 2010. Muitos são aqueles que ainda desconhecem a existência deste filme. "Titanic 2? O quê? O Jack ressuscitou?", perguntam. E eu respondo: não. Nem o Jack (personagem de Leonardo Dicaprio no filme Titanic) nem a Rose (Kate Winslet, a amada de Jack) voltaram. E ainda bem.


Os actores deste Titanic 2 são, na sua grande maioria, quase desconhecidos do grande público: Shane Van Dyke; Marie Westbrook; Bruce Davison; etc.

À primeira vista, parece-nos ridículo que tentem fazer uma sequela de uma história que, supostamente, está morta e enterrada. Ou afogada.
Não há nada para continuar, não há nada para explicar. Mas quem teve a ideia de fazer este filme, certamente, não teve este pensamento. Resultado: um filme péssimo.
Sou aquele tipo de pessoa que não gosta de criar expectativas elevadas, seja para que filme for. Em alguns casos, é impossível controlar isso. Mas neste foi fácil. Só de ver o trailer, já dava para pensar: "Coitado do James Cameron!". Sim, porque foi ele quem realizou o primeiro Titanic (para mim continua a ser o ÚNICO) e todos nós sabemos o sucesso que foi, e o clássico em que se tornou.
Não estava à espera de ver um grande filme. Aliás, algo chamado "Titanic 2" já sugeria isso. Mas, de facto, o filme é mau.
Gosto das imagens iniciais. São bonitas. Natureza é sempre algo que me agrada particularmente. Mas a história em si é completamente rasca. O navio afunda com uma rapidez tal, que eu tive a percepção de que todo o filme durava cerca de 30 minutos.
Não foi penoso ver este filme. Passou-se bem. Mas é evidente que no fim nos dá um "click" e dizemos para nós próprios: "que porcaria de filme!".

Saliento ainda a má prestação da actriz Marie Westbrook, que faz de Amy Maine, no filme. Ela faz parte da pseudo-história de amor que há no filme. Também neste filme, o homem morre (Van Dyke). E morre afogado. Coincidência? Não. Foi completamente propositado. Aliás: ele morre afogado, mas antes já estava em hipotermia. Vá lá que não morreu congelado...
E, no filme, não têm problemas em destacar a inspiração em alguns cenas do Titanic. O chefe do navio chega mesmo a dizer: "E a história volta a repetir-se", depois do tão típico "primeiro as mulheres e as crianças!".

Outro pormenor que, na minha óptica, falhou completamente, foi a parte em que ambos tinham de passar por um corredor, e que para não serem electrocutados pelas fichas que lá estavam, tinham de passar pelo tecto, agarrados aos canos.
Ora bem, o homem até era capaz de o conseguir fazer. Mas a mulher? AQUELA mulher? Esse elemento foi tão ridículo como o pseudo-salto que ela dá para se conseguir agarrar aos canos. Está tão, mas tão mal feito. Num filme que até tem umas imagens bonitas e afins, é inadmissível ter este tipo de erros. Conseguiam fazer bem melhor. E toda essa cena da passagem no corredor está mal feita. Aliás, a actriz está péssima ao longo de todo o filme. É aquilo a que se chama "um autêntico pãozinho sem sal".
Mas pode-se dizer que a história acaba bem. Ao contrário do Titanic, o final não é dramático. Vá, a menina perde o amado (tinha tido uma relação com ele no passado, e o "Titanic 2" teve o poder de os voltar a unir, ein?), mas é salva pelo pai. Uma verdadeira menina do papá.

CONCLUSÃO: é um filme apropriado para aqueles momentos em que não temos nada para fazer. É importante não ir com elevadas expectativas para este filme (não conheço ninguém que as tivesse), porque, em termos de qualidade, seja a que nível for, este Titanic 2 é mau. Aliás, não é à toa que este filme foi directamente para DVD, e a divulgação tenha sido quase nula. As pessoas que querem ver este filme, apenas o fazem pelo nome que enverga. E eu fui uma delas. Mas já estava à espera de um desastre. Um desastre que me acompanhou durante uma bela dor de dentes.

3 comentários:

  1. Bem, eu como uma apaixonada por tudo o que tenha a ver com o Titanic, não sabia sequer que o filme já tinha saído. Ouvi falar algumas vezes de um suposto Titanic 2, mas nem sequer acreditei.. Tenho de ver, mas não tenho expectativas.
    Obrigada pela critica, Carlinha :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou super apaixonada pelo Titanic. Por isso, quando vi este, já estava à espera de algo mauzinho.
    Vê-se bem, mas é completamente oco.

    ResponderEliminar
  3. Desconheço o filme! pena o blog estar sem ser atualizado

    ResponderEliminar